GINÁSTICA LABORAL

Contato para Ginástica Laboral

POR QUE IMPLANTAR O PROGRAMA PEP LABORAL?

A ginástica laboral tem ganhado destaque no Brasil nos último anos, sendo utilizada como uma importante ferramenta, dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões músculo ligamentares ligadas a atividades dentro do ambiente de trabalho (L.E.R ou D.O.R.T.).

Um recente estudo  com empresas que possuem Ginástica Laboral, publicado pelo Ministério da Saúde, mostra os seguintes achados :

Produtividade – aumento de 2 a 5%

Acidentes – redução de 20 a 25%

Turnover – redução de 10 a 15%

Faltas ao serviço  - redução de 10 a 15%.

Cerca de 2,8 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência do excesso de peso ou da obesidade. Os riscos de doença cardíaca, derrame e diabetes aumentam consistentemente com o aumento de peso (IMC).

O excesso de trabalho, a postura inadequada e repetições constantes do mesmo movimento acarretam patologias como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

O QUE É O PEP?

O Método PEP - Programa de Educação Postural surgiu em 1990, criado por Érica Verderi na cidade de Sorocaba, tendo hoje, após 27 anos, credenciados no Brasil, México e Espanha.

METODOLOGIA

A Metodologia consiste em reorganizar a funcionalidade da mecânica articular e minimizar as sobrecargas decorrentes das forças compressivas, da ausência da mobilidade,  dos esforços repetitivos ocupacionais e das AVD’s.

OBJETIVO

Tem como objetivo, estimular as funções sensoriais, oferecer maior sustentação, proteção e resistência à coluna vertebral, às articulações em geral e aos grupos musculares, favorecendo a qualidade do movimento.

Promover  equilíbrio das cadeias musculares devolvendo a tonicidade muscular, restabelecer a postura corporal, compensar a sobrecarga mecânica e melhor controle dos esforços repetitivos.

POR QUE CONTRATAR O PEP?

Porque é uma oportunidade diferenciada ao mercado da saúde corporal, tendo credibilidade de atuação há 27 anos com reconhecimento nacional e internacional. É um modelo que oferecerá subsídios para promoção de saúde ao trabalhador pela empresa contratante, além de, receber os benefícios promovidos pelo único Método Brasileiro Registrado no INPI de Reorganização Mecânica Articular. 

JUSTIFICATIVA DA IMPLANTAÇÃO

   Tendo em vista o considerável número de disfunções posturais, dores nas costas e lesões por esforços repetitivos que acometem os trabalhadores em seu período ativo, o PEP – Programa de Educação Postural vem para orientar e prevenir esses males, contribuindo por uma melhor qualidade de vida a cada um deles e melhorar a qualidade e  produtividade nas funções laborais.

  O Programa PEP LABORAL oferece   aulas/exercício de alongamento, exercícios de mobilidade articular,  resistência muscular localizada e fortalecimento.

  Desenvolvimento das capacidades físicas promovendo flexibilidade, força, coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio e amplitude articular.

 

AÇÕES

  - Identificar através de avaliação, as disfunções posturais. 

  - Especificações técnicas sob o ponto de vista biomecânico.

  - Orientar regras básicas de ergonomia para a organização biomecânica do trabalho.

  - Medidas de organização ergonômica visando a prevenção de lesões.

  - Sensibilizar o trabalhador da importância da ergonomia em seu dia-a-dia.

  - Orientação de redução do grau de tensão no trabalho.

- Pode ser aplicada em toda a empresa ou em áreas críticas de trabalho.

  -  A prática das atividades laborais poderá ser aplicada no meio da jornada, num tempo mínimo de 10 minutos ou mais, como a empresa desejar.

 

VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO

  - Intervenção precoce nas lesões osteomusculoligamentares.

  - Orientação Postural e funcional.

  - Identificação dos fatores geradores de lesões ocupacionais.

  - Adequação imediata das posturas inadequadas frente aos postos de trabalho.

-  Maior estímulo e motivação por parte dos trabalhadores para a prática dos exercícios.

 - Mensuração adequada dos dados para a auditoria de resultados.

 - Maior feedback para a empresa e o departamento médico.

 - Contribui para a ausência da fadiga física, mental e psíquica

 

AVALIAÇÃO

Periódica, ao longo do desenvolvimento do Programa PEP LABORAL

TEMPO DE DURAÇÃO DO CONTRATO

  À combinar

NOSSA SEDE EM SOROCABA

EMPRESAS DO GRUPO

www.programapostural.com.br

www.ericaverderionline.com.br

www.facebook.com/studiopeppilates

NOSSOS SERVIÇOS

O Programa PEP LABORAL oferece aulas/exercícios de alongamento, exercícios de mobilidade articular, resistência muscular localizada e fortalecimento.

Desenvolvimento das capacidades físicas promovendo flexibilidade, força, coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio e amplitude articular.

DADOS DA EMPRESA

CNPJ 08.774.073/0001-42

Constituição: 14/04/1990

Endereço: Rua  Padre José de Anchieta, 325 – Jardim Vergueiro

(15) 3329.4524 / 99771.0036 

Método intitulado PEP- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POSTURAL registrado no INPI sob o número 905536576 – Classe: NCL (10) 41