Dado difere de estudo feito com mulheres norte-americanas Oncologistas, gastroenterologistas e nutrólogos discordam do resultado da pesquisa feita pelo governo dos EUA e que não viu redução no risco de tumores com a adoção de uma dieta com menor ingestão de gordura.
O estudo que envolveu 48.835 norte-americanas no climatério ou na menopausa não encontrou diferenças estatísticas significativas na incidência dos cânceres da mama e do intestino e de doenças cardíacas nas mulheres que ingeriram menos gordura em relação àquelas que mantiveram a dieta.
Segundo os especialistas ouvidos pela Folha, há um vínculo direto entre uma dieta gordurosa e uma maior incidência do câncer do intestino (cólon), diferentemente do que sugeriu a pesquisa, que fez parte da Iniciativa de Saúde da Mulher (WHI, em inglês), um programa lançado pelo governo norte-americano em 1992.
Segundo o médico Benedito Mauro Rossi, cirurgião oncologista do Hospital do Câncer de São Paulo, apesar de ainda serem pouco conhecidos os mecanismos pelos quais o consumo de alimento gorduroso detona o processo do câncer, sabe-se hoje que a ingestão exagerada leva à proliferação das células cancerosas.
Para ele, uma pesquisa que "fecha a questão" sobre o assunto foi publicada em 2005 e acompanhou 478.040 pessoas de dez países europeus, de 21 a 83 anos, entre 1992 a 1998.
O estudo concluiu que as pessoas que comem por dia mais de 160 g de carne vermelha (o equivalente a um hambúrguer) têm 35% mais riscos de desenvolver câncer de intestino do que as que ingerem apenas uma porção por semana.
A cirurgiã Angelita Gama, do departamento de gastroenterologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que a própria distribuição geográfica do câncer do intestino no Brasil demonstra a influência do consumo de carne vermelha nesse tipo de tumor.
No Amapá, a incidência de câncer do intestino é de 1,51 caso por 100 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, a terra do churrasco, a incidência é de 28,5 por 100 mil habitantes.
"As evidências científicas e nossa experiência clínica mostram que a dieta rica em gordura tem uma relação muito grande com o câncer", diz Gama.
Fonte: Folha de São Paulo, 09/02/06 |